Quem nunca ouviu a expressão “prevenir é melhor do que remediar”? A princípio pode parecer se tratar de um senso comum ou até mesmo aqueles conselhos que ouvimos de nossa avó ou mãe, que parecem ter o poder de premeditar tudo. A medicina ayurveda, criada há mais de cinco mil anos, na Índia, baseia-se nesse mesmo princípio. Nossas avós são mesmo sábias <3

Os ensinamentos da ayurveda são baseados nas Vedas, escrituras consideradas sagradas dos Hindus. Segundo elas, não precisamos esperar ficar doentes para nos curarmos. É preciso equilibrar a mente e o corpo e assim permanecer em harmonia para evitar os males.

Os ensinamentos da medicina, que também podem ser abordados como uma filosofia de vida e não possuem cunho religioso, como pode parecer, pregam que todo indivíduo é dotado de particularidades. No entanto, podemos ser compreendidos em três perfis, os chamados doshas. Cada um deve ser tratado de forma diferente para que se possa equilibrar as energias e chegar o mais próximo da plenitude.

O que são os doshas, segundo a ayurveda?

Ayurveda

  • Vatta: as pessoas incluídas nesse grupo são ansiosas e dotadas de raciocínio muito rápido e geralmente acabam sendo suscetíveis a constipação. Os elementos desse dosha combinam o éter e o ar.
  • Pitta: representado pelos elementos fogo e água, os indivíduos que pertencem a esse dosha possuem personalidade explosiva. Assim são acometidos com problemas relacionados ao coração, ao estômago e podem desenvolver artrite.
  • Kapha: esse dosha compreende as pessoas de temperamento calmo, que são representadas pelos elementos terra e água. No entanto, quando desequilibradas desenvolvem problemas como diabetes e obesidade.

Como é o tratamento ayurvédico?

Ayurveda provém da junção das palavras ayur, que significa vida, e veda, que vem de conhecimento ou ciência. Daí a filosofia do “conhecimento da vida”.

E é justamente nos conhecendo melhor que iniciamos o tratamento por parte desta medicina. Segundo os especialistas, cada pessoa deve passar por uma consulta e uma avaliação, quando será descoberto o seu dosha. O cabelo, o tipo físico e a pele podem ajudar nessa busca 🙂

As indicações de tratamento envolvem massagens terapêuticas, práticas de yoga, medicamentos a base de ervas e, principalmente, uma dieta alimentar extremamente equilibrada. Isso porque, segundo a medicina ayurveda, os alimentos têm influência direta na saúde mental e física. Ela se baseia no pensamento: “corpo são, mente sã”.

Gostou de saber um pouco mais sobre essa técnica milenar? Aguarde os próximos posts, pois explicarei um pouco mais sobre a culinária ayurvédica e suas terapias.

Cuide-se <3

Dani.

Você também pode gostar de ler: