Olá, pessoal. Hoje trago assunto muito especial na história da Antique & Chique: o crochê. Nós acreditamos muito na importância de valorizar o trabalho manual e nada melhor do que contar sobre esta técnica milenar para mostrar um pouquinho da nossa essência.

Como o termo já adianta, a palavra crochê vem do francês ‘croké’, que significa um instrumento de ferro curvado, em forma de gancho. Apesar do nome francês, a origem dessa técnica ainda é motivo de dúvida. Alguns historiadores acreditam que ela é praticada desde a Pré-história e que, na época, era considerada um ofício e não uma arte.

Origem do crochê

crochêSuas três prováveis origens são a Europa, vindo da Arábia e entrando na Espanha por volta de 1700, além da América do Sul e China. Porém, foi só no século XIX que a técnica passou a ser difundida para todo o mundo. A responsável é a francesa Eleonor Riego de La Branchardiere, que desenhou vários modelos e os publicou em livros, para que as pessoas pudessem copiá-los 🙂

Se até aquela época o crochê era utilizado para confeccionar bonecas na China ou fazia parte de rituais da puberdade na América Latina, a partir de 1800 a técnica passou a ser utilizada para fazer roupas, tapetes, almofadas, colchas e etc.

Na Irlanda, esse trabalho serviu como fonte de renda para jovens mulheres que enfrentavam a fome e a pobreza.

 

Tipos de crochê

Os modelos variam conforme as linhas que são utilizadas. Cada linha possui um peso diferente e, por isso, exige uma agulha específica. Os fios são divididos em:

  • Fios sintéticos: acrílico, nylon e poliéster
  • Fios naturais: bambu e algodão
  • Fios animais: lã e caxemira

 

Exemplo de agulhas e pontos:

crochê        crochê

 

O crochê na moda:

crochê

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Biquínis, vestidos, saias, bolsas, croppeds são alguns exemplos de como podemos aplicá-lo na moda de nosso dia a dia.

 

O crochê na decoração:

crochê

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Caminhos de mesa e objetos de decoração feitos de crochê. É de se apaixonar, né?

Almofadas de crochê <3

crochê

Essas são nossas almofadas maravilhosas, confeccionadas com muito carinho pela Raquell, pela Wal e pela Bruna <3 Para mais informações acesse nossa loja online aqui. 

 

Curiosidades: 

  • Em 12 de setembro comemora-se o Dia Internacional do Crochê.
  • No Brasil, cerca de 8,5 milhões de pessoas fazem do artesanato o seu negócio, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
  • Juntos, esses microempreendedores movimentam mais de R$ 50 bilhões por ano.
  • Um estudo da Faculdade de Medicina da USP mostrou que o crochê, assim como outras atividades manuais, como o tricô e criação em madeira, estimulam as funções cognitivas e diminui o risco de demência em idosos, além de estimular o convívio social.

Espero que tenham gostado do post <3

Não deixe de visitar a loja da Antique & Chique e conferir os lindos trabalhos de nossas crocheteiras <3

Um beijo,

Dani.

 

Leia também: VEJA COMO COMBINAR MANTAS NO SOFÁ