Adote um estilo sustentável: Hoje em dia, a sustentabilidade é uma forma de arte, de viver e conviver com o resto da sociedade, de forma responsável com o meio ambiente, para as futuras gerações.

Muitos pensam que é um assunto complexo, mas são simples mudanças como reciclar ou optar por alimentos de origem orgânica, ou pesquisar antes de consumir determinados produtos, que podem colaborar para a diminuição de impactos negativos.

É grande o número de pessoas que decidiram pensar nas próximas gerações e começar desde a já mudar suas atitudes para ter, futuramente, um mundo melhor.

 

Mas como ter um estilo sustentável?

Separamos algumas dicas simples de atitudes que ao serem tomadas, podem fazer uma grande diferença no futuro.

 

1. Se atente aos resíduos

Você conhece o seu fluxo de resíduo? Melhor dizendo, você sabe quanto lixo você produz e envia para aterros sanitários, por dia?

O descarte, de maneira irresponsável, vai diretamente para o aterro sanitário e pode causar inúmeros danos à natureza, como a poluição do solo que pode representar uma série de ameaças para uma comunidade que consome alimentos vindos do mesmo solo.

 

2. Conheça e pratique os 5 R’s

  • Reduzir: evite utilizar sacolas plásticas no supermercado, compre a sacola de tecido e leve sempre que for fazer compras; dê preferência para produtos que possuam refis; alguns dias na semana use transporte público ou utilize bicicletas; não compre algo sem necessidade.
  • Reutilizar: customize peças de roupas antigas; reforme móveis; guarde a água da chuva para lavar roupas, regar plantas, limpar o quintal.
  • Reciclar: recicle papel, metais, vidro; descarte corretamente materiais tóxicos como baterias de celular, pilhas ou lâmpadas.
  • Repensar: cultive hortas para uso próprio; realize compostagem de materiais.
  • Recusar: recuse sacolas plásticas; recuse produtos tóxicos; recuse produtos e marcas que tenham trabalho infantil, escravo ou outro tipo inadequado como meio de produção.

 

3. Cuide do seu produto

Após ter realizado a compra do produto, procure ler as instruções de uso, esteja atento às etiquetas, cuidado no manuseio, são dicas que podem evitar o descarte e o consumo exagerado.

 

4. Aproveite os recursos naturais

Dependendo da posição do seu cômodo, é possível aproveitar a luz do sol desde os primeiros, até os últimos raios. Evite acender as luzes durante o dia, além de economizar energia, os raios solares da manhã fazem bem para a saúde.

 

Levar uma vida com estilo sustentável nos faz equilibrar nossos desejos, impulsos e tudo o que pode vir a nos influenciar de maneira negativa, nos faz menos consumistas e mais conscientes.

Aos poucos, é possível diminuir os danos que o homem já causou ao planeta, se todos tivermos consciência do quão benéfico isso pode ser para nossas vidas e para as gerações que estão vindo para cuidar do planeta.

Adotar um estilo sustentável é cuidar do planeta.