Energia das cores: Energias são absorvidas e expelidas por nós o tempo todo, através do contato direto ou indireto com as outras pessoas.

Mas também existem as energias das cores que, por exemplo, podem favorecer os locais nos quais são aplicadas e passar sensações, a fim de deixar o ambiente sempre mais aconchegante e atrativo. Por outro lado, se usadas de maneira errada, as cores podem passar para o ambiente uma energia pesada e, ao invés de atrair pessoas, pode fazer com que elas se afastem.

De acordo com o Feng Shui, cada cor possui um significado e está ligada diretamente aos cinco elementos: água, fogo, ar, terra e metal. Ao estarem em harmonia, provocam o equilíbrio do Chi, a energia do universo, que está presente em todas as coisas e seres.

Muitos são os elementos que montam a decoração de um ambiente, mas em todos eles as cores estão ali, dando luz e vida para o espaço.

Todas as cores são bem vindas nos ambientes, porém é necessário saber quais suas características, afim de harmonizar cada uma delas de acordo com o intuito do local.

Confira as principais cores, seu papel e sua importância para a energia das cores:

Amarelo

Ligado no elemento terra, o amarelo lembra ouro, riqueza, é uma cor que estimula a concentração e comunicação. É uma cor que energiza o ambiente, trazendo alegria para todos os que frequentam, além de ser uma cor que aumenta o apetite, então é a cor que deve ser usada em salas de estudo, cozinhas e ambientes de interação e descontração de pessoas.

Azul

O azul é uma cor que passa tranquilidade, calma e harmonia, porém existem variações nas tonalidades da cor, então é preciso se atentar.

O azul escuro, por exemplo, instiga a sabedoria, então é indicado que seja aplicado em ambientes de concentração, como bibliotecas, enquanto o mais claro traz a paz, então pode ser aplicado em quartos, principalmente de bebês e crianças.

Branco

Simbolizando a pureza, o branco também tem como significado a paz, limpeza e frieza, por este motivo, deve ser sempre usado ao lado de outras cores, para não trazer sensações negativas.

Ao ser misturado em uma cor mais viva, o branco pode ser usado em qualquer ambiente, como quartos, banheiros e áreas de serviço.

Laranja

Assim como o amarelo, o laranja instiga a criatividade e é visualmente agradável aos olhos.

É o tom ideal para ser aplicado em áreas sociais, como sala, cozinhas ou varandas.

Preto

O preto é uma cor muito forte e, por incrível que pareça, seu elemento é a água.

A cor preta é associada a sofisticação e estimula o intelecto e espírito, porém por ser uma cor forte, é preciso ter cuidado ao usar.

Usada em excesso, pode deixar o ambiente sombrio e gerar um mal estar nas pessoas, então evite usar em ambientes de interação, o ideal seria aplicar ao lado de tons clássicos, como o cinza ou o branco.

Rosa

Sempre relacionada ao amor, a cor rosa é uma cor pura, por ter o branco em sua composição.

Geralmente, é usada em locais que possuem muitas mulheres, por despertar a delicadeza, ou em quartos de casais, a fim de aumentar a energia do amor.

Verde

Associada à natureza e energias, o verde é ótimo para ambientes familiares ou em hospitais e locais de meditação, por ser uma cor que traz esperança e acalma o sistema nervoso, a cor traz uma grande energia positiva para o ambiente e para as pessoas que ali estão.

Vermelho

A cor da força, da paixão, passa calor aos ambientes.

É uma cor estimulante, portanto deve ser aplicada com cuidado, está ligada ao elemento fogo e, por esse motivo, pode causar um pouco de irritação.

O efeito das cores em sua casa

O efeito das cores em um ambiente é de energias e sensações, então, uma boa dica é que, no momento em que for escolher a cor, tente senti-la, tente entender o que ela te passa, qual é a sensação que você sente ao observá-la.

Lembre-se sempre que as paredes são as guardiãs de um cômodo e ficam marcadas por acontecimentos e vivências.

Conheça a linha de produtos da Antique & Chique e aproveite para renovar as energias de sua casa. Confira!